sexta-feira, 2 de maio de 2008

Jovens Promessas (#2): The Belgium connection

Decidi dedicar este post de jovens promessas a dois miúdos belgas, sendo que um dos dois já se confirmou como um valor no plano europeu, estando o outro, por ora, ainda limitado a palcos menores e a participações nas selecções jovens da Bélgica. Hoje falarei de Anthony Vanden Borre e de Eden Hazard.

Anthony Vanden Borre nasceu no dia 24 de Outubro de 1987, em Likasi no Congo. Jovem polivalente, que tanto actua na defesa (direita e central) como no meio campo (centro), este foi mais um futebolista que, nascido no continente africano, optou por jogar por outra nação, no caso, a Bélgica.
Assim, dos 8 aos 16 anos, Vanden Borre alinhou pelas camadas jovens do Anderlecht, chegando aos seniores em 2003 (com 16 anos), e estreando-se na Primeira Liga belga ainda nesse ano. Em 2004 surgiu o primeiro jogo pela selecção principal da Bélgica, num encontro contra a Turquia.
De 2005 e 2007, o belga foi progressivamente chamando a atenção dos 'grandes' europeus, pelas suas exibições no clube e nas selecções jovens do seu país. Pudemos vê-lo no Euro2007, nos Sub21, onde foi até às meias-finais com a sua nação, nesse jogo batida pela Sérvia por 2-0.
Em 2007 a Fiorentina contratou-o ao seu clube de sempre, estreando-se o defesa na Serie A em Outubro, contra a Juventus. Em Janeiro de 2008, porém, sobretudo por ter sido pouco utilizado (apenas 2 jogos) viria a ser emprestado ao Génova, numa mudança que lhe poderia trazer mais oportunidades para jogar.
Mesmo sendo presença assídua na sua selecção, não sei o que o futuro reserva a este jovem de 22 anos, mas acredito que se trata de um futebolista com muito pela frente.

Eden Hazard é um caso que, pese embora o seu aparecimento precoce, no Lille e na Ligue 1, tem todas as condições para vingar no futebol francês e europeu. Nascido a 7 de Janeiro de 1991 em La Louvière, o médio do Lille chegou ao clube em 2006, proveniente do desconhecido Tubiz, juntando-se assim a outro 'cliente habitual' das selecções jovens belgas, Kevin Mirallas.
O jovem estreou-se este ano na Primeira liga gaulesa e foi muito elogiado pela sua participação no Euro2007, em Sub17, onde a Bélgica chegou às meias-finais, tendo sido eliminada nos penalties pela Espanha de Bojan Krkic.
Tratando-se de um jogador ainda muito jovem, não deixo de ter a sensação que, depois de um percurso muito constante nas selecções jovens, o clube da Ligue 1 não vai desperdiçar esta possibilidade de aperfeiçoar e contribuir de forma decisiva para a afirmação de tão valioso activo. Um caso para acompanhar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande Bernas, bom post. Não é muito o teu estilo, lendo este e os outros é a impressão que dás.
O Vanden Borre já é um tipo conhecido mas mesmo assim valendo a pena figurar aqui num post; o Eden Hazard nem sabia quem era, dou-te os parabéns por arriscares no jogador.
Fica bem, um abraço.

Anónimo disse...

Bom post, Bernardo. Nota-se que n tavas mt a vontade com o tipo de post, mas calculo que com os rapazes fora e com os exames n tenham muito tempo para escrever aqui.

Fico á espera dos proximos textos. Não conhecia nenhum dos dois jogadores, muito obrigado pelos links fizeste mt bem em coloca-los lá. Abraço.

Bernardo Rosmaninho disse...

Já conhecia estes jogadores há algum tempo. Só recentemente tive hipótese de os acompanhar, via Sport TV e Eurosport. Obviamente que também andei a pesquisar na net por material video sobre eles (n me estou a referir ao youtube!) mas isso faz parte do meu trabalho habitual para fazer um post.

Obrigado pelos comments.
Fiquem bem.

PS: Sim, não estou mt á vontade com este tipo de posts mas é uma experiência diferente, esta rúbrica onde me decidi estrear.