quinta-feira, 8 de maio de 2008

Este é o terceiro post inserido na rubrica "Jovens Promessas" criada pelo nosso blogue, e desta vez trago quatro jogadores que por diversos motivos suscitaram a minha atenção são eles: Toni Kroos, Macauley Chrisantus, Stevan Jovetic e Mario Gómez.
Este último apesar de ainda só ter 21 anos já não é uma jovem promessa ou um jogador a tentar um lugar seguro num plantel europeu, antes pelo contrário, Gomez tem feito uma época bastante cativante que traz muito boas perspectivas tanto para o seu futuro como para o próximo campeonato europeu a disputar na Áustria e Suíça, motivo pelo qual o inclui neste lote de jogadores.

Nascido a 20 de Agosto de 1990, Macauley Chrisantus é uma das mais recentes promessas que o continente africano tem para oferecer. Chrisantus é um avançado muito forte fisicamente que faz uso tanto da velocidade como da técnica e facilidade em marcar golos alguns dos seus pontos de referência.
O jovem nigeriano, no último Mundial Sub-17, venceu o prémio Golden Shoe (melhor marcador) ao apontar 7 golos em 7 jogos e foi eleito, atrás de Toni Kroos, segundo melhor jogador da prova.
Recentemente, o clube alemão Hamburgo SV contratou o jovem prodígio ao seu clube de origem, o Abuja FC. Ainda á procura do seu espaço na equipa alemã, Macauley é um talento que tem tempo e capacidades para se poder afirmar na Bundesliga num futuro próximo.

Se muitos jogadores brilharam no último Mundial Sub-17, é justo afirmar que Toni Kroos, o nº10 da Mannschaft, foi aquele que mais se destacou, arrecadando por isso o prémio Bola de Ouro (atribuído ao melhor jogador da competição) e tendo também ficado em terceiro lugar na lista de melhores marcadores.
Kroos é um jogador alemão de 18 anos (4/01/1990) que chegou esta época ao plantel principal do Bayern de Munique onde se destacou tanto pela sua enorme capacidade técnica e de organização de jogo como pelas várias assistências que fez nas diversas provas que o clube disputou, nomeadamente na Taça UEFA.

Nascido no Montenegro a 2 de Novembro de 1989, o avançado do Partizan de Belgrado, Stevan Jovetic é um jovem avançado que possui todas as características para brilhar nos grandes palcos europeus.
A promessa montenegrina desde cedo lidou bem com a pressão, substituindo Rukavina como capitão da sua equipa, quando já envergava a braçadeira nos Sub-21 do seu país (foi designado capitão aos 17 anos). A convocatória para os seniores surgiu pela mão de Filipovic e irá, no futuro, repetir-se.
Stevan é um jogador forte fisicamente (1,83 m) não afectando isso, contudo, a sua extraordinária capacidade para jogar bem com os dois pés. Com uma carreira pela frente e ainda com 18 anos, só resta saber por que grande europeu é que este jovem vai alinhar nas próximas temporadas.

Para o fim deste texto ficou o primeiro futebolista que mencionei, Mario Gómez.
Campeão pelo Estugarda em 2006, o ponta de lança alemão já conta, esta época, com 27 golos nos 30 jogos em que participou (em todas as competições).
Vencedor do prémio para o melhor futebolista do ano na Alemanha, na temporada passada (sucedendo a Miroslav Klose), este jovem de 22 anos (nasceu a 10/07/1985) ganhou a alcunha de "Mr. Zuverlässig" (em inglês, Mr. Reliable) graças á sua capacidade de aproveitar quase todas as jogadas que os seus colegas criam.
Gómez, que jogou em todas as selecções jovens desde os 17 anos, estreou-se pela selecção sénior em Fevereiro de 2007, constituindo neste momento uma das principais armas para o ataque do seu país ao título europeu no Euro 2008.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom post mas este Jovetic não é mais um puto fm? Pelo curriculo não parece mas mesmo assim n conhecia muitos parabéns! Continuem assim!

Anónimo disse...

Já agora, o Macauley Chrisantus jogou este ano no HSV? Ou foi só contrataçaõ d inverno? Se o autor puder responder eu agradecia. Como colocaste os jogos dos outros mas deste não queria saber. Bom post.

Anónimo disse...

Já agora, o Macauley Chrisantus jogou este ano no HSV? Ou foi só contrataçaõ d inverno? Se o autor puder responder eu agradecia. Como colocaste os jogos dos outros mas deste não queria saber. Bom post.

Bernardo Rosmaninho disse...

Macauley Chrisantus foi de facto uma contratação de inverno do Hamburgo mas já jogou duas vezes este ano pelo plantel principal.

Não consegui obter mais informações sobre os jogos dele.

Ficam aqui as infos que consegui obter. Calculo que tenha jogado mais vezes, mas pelos reservas, algo perfeitamente natural.

2008-03-09 J23 vs Nuremberga 0-0
2008-03-29 J26 vs Arminia B. 1-1

Tomás Silveira Machado disse...

Só agr é que vi os comentários e antes de mais quero agradecer a todos os que visitam o nosso blogue e ao Bernardo que me ajudou a redigir este post e que prontamente já respondeu às questões colocadas.

Em relação ao Macauley, sei que ele se transferiu para o Hamburgo em Dezembro e tal como o Bernardo referiu pelo menos aqueles dois jogos ele jogou, infelizmente não temos muito mais informações, no entanto esta foi sem dúvida uma compra a perspectivar o futuro.

O Stevan Jovetic para todos os que gostam de FM poderá não ser um estranho, mas este jogador vai muito mais além do que boas pontuações num jogo de computador, se bem que o jogo em questão retrata bastante bem a realidade, nomeadamente neste campo de jogadores com potencial para se tornarem grandes nomes. Não incluí no post mas ele desde que chegou à equipa principal do Partizan já marcou mais de 25 golos e tal como referi no post já representou as cores da sua selecção. É uma das jovens promessas que acredito que não escapará ao "bolso" de um dos grandes europeus, por entre Fiorentina, Juventus e Real Madrid o Man Utd foi o clube que terá feito a abordagem mais séria ao jogador. É esperar para ver...

Um abraço a todos e mais uma vez obrigado.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar queria dar os parabéns aos autores do blog e ao autor deste post. Vale a pena conhecer estes novos jogadores, mesmo que alguns deles (o Gomez) já sejam conhecidos de muitos adeptos.

O Kroos é mesmo um grande jogador que eu já tinha visto na UEFA mas os outros não sabia quem eram. Foram novidades interessantes que espero ver regularmente publicitadas. Ainda bem que acrescentaram umas fotos aos perfis. Muitos sites que se veem como potenciais L F Lobos são apenas sitios onde só se faz copy paste sem olhar para o jogador sem sequer fazer um percurso dele quanto mais acrescentar promenores como aquele da alcunha do M.G.

Desculpem isto ficar tão longo mas é a 1a vez que comento este blog. boa sorte e continuem com os posts.

Rui Almeida

Tomás Silveira Machado disse...

Obrigado Rui não só pelo comentário ao post mas por visitares e fazeres parte do nosso blogue. Este é um espaço de opinião, de libertação e exposição de ideias que valem o que valem.. mas a vossa interacção e intervenção podem fazer deste nosso blogue um local cada vez mais dinâmico, divertido e interessante de ser visitado. Contamos com todos vós, mais uma vez obrigado.