sábado, 14 de junho de 2008

Análise da 2ª jornada: pontos positivos e negativos.

Volvida mais uma jornada do Europeu, descobrimos que, fosse por intenção da organização ou pura coincidência, o calendário dos jogos acabou por determinar que os 8 jogos da ronda fossem, em quase todos os grupos (com ligeira excepção para o Grupo C), disputados entre as equipas "aflitas" e entre os vencedores da ronda anterior. Em todo o caso, gostei dos jogos (tanto ou mais disputados) e fica aqui a minha análise aos resultados e respectivas consequências em termos de classificação:


Grupo A:

+ Deco. Eu sei que o Cristiano Ronaldo é que foi considerado o melhor jogador em campo contra a República Checa mas achei que, se calhar, o prémio (e o destaque) deveriam ter ido para o luso-brasileiro. Não estou nem quero retirar mérito aos outros jogadores portugueses (que fizeram uma grande exibição) apenas saliento um nome que gostei de ver.
+ A Turquia. Que foi buscar, bem no limite do possível, o golo que lhe deu a possibilidade de se qualificar, eliminando assim a Suíça, que contra Portugal já só cumpre calendário. Parabéns aos turcos, que sobrevivem para lutar mais um dia e disputarem a passagem aos quartos-de-final com a R. Checa, num jogo que deve ser bem interessante, tendo em conta o estilo diferente das equipas envolvidas e a importância do mesmo.
- Scolari. Esta vai ser um pouco controversa, porque estou mesmo muito agradecido pelos resultados e pela tranquilidade que o brasileiro trouxe para a selecção nacional e porque não estou nada ressentido com o facto de ele ir treinar o Chelsea. Apenas deixo aqui esta nota por duas razões: primeiro, porque achei que, com mais ou menos impacto nos jogadores, não era necessário nem correcto anunciar isto a meio do Europeu; segundo, porque se não gosto de ver dirigentes da UEFA a comentarem, durante uma prova, sobre quais são os finalistas que eles gostariam de ver (vide Euro 2000) também não aprecio que um responsável por uma equipa nacional favoreça implicitamente, mesmo que não-intencionadamente e apenas por via de comentários, o seu homólogo de uma nação do mesmo grupo.


Grupo B:

+ Croácia. Com Luka Modric á frente nos elogios feitos a este conjunto croata que, contra os favoritos Alemanha, rectificou a exibição do primeiro jogo e causou a maior surpresa do campeonato. Não sei se o jovem vale os 21 milhões de euros pagos por ele mas não duvido que os croatas, ao evitarem a selecção das quinas (no imediato) na fase seguinte, fizeram algo muito inteligente, deixando ainda por cima o segundo lugar em disputa entre as restantes três nações.
+ Áustria e Polónia. Grande jogo entre duas equipas que precisavam de ganhar para aspirarem á qualificação. Acabaram por empatar, mas mesmo assim não deixaram de proporcionar um bom espectáculo a todos aqueles que, no estádio ou na tv, assistiram á partida. Surpresa das surpresas, com a derrota alemã, os austríacos ainda se podem qualificar ("só têm" que ganhar o seu último jogo) deixando os adeptos da Polónia à espera de um milagre nos dois jogos que restam por realizar (do grupo).
- Alemanha. Tal como no caso do Grupo A, esta nota poderia nem estar aqui, posto que expulsões acontecem no futebol (se bem que não sejam desejadas) e Portugal não é de certeza absoluta o melhor exemplo de bom comportamento; mas é um facto que a Alemanha não foi capaz de ultrapassar a Croácia e acabou por expressar isso da pior forma, no caso com a expulsão de Bastian Schweinsteiger. Uma enorme surpresa aquilo que aconteceu neste jogo, mas o futebol é feito disto, de surpresas, e os outrora claramente favoritos alemães vêm-se agora em dificuldades e obrigados a ganhar (algo que acho que vão fazer) à Áustria para passarem à fase seguinte.


Grupo C:

+ A Holanda. Mais que "laranja mecânica", esta selecção é uma autêntico rolo compressor, esmagando tudo quanto lhes aparece pela frente, confirmando frente á França aquilo que o jogo com a Itália já tinha dado a entender: os holandeses estão aqui para ficar, vencer (e dar espetáculo).
+ (E) a Roménia. Há que dar os parabéns aos comandados de Piturca. Fizeram o que podiam contra a França, arriscaram um pouco mais contra a Itália. Pelo meio, conseguiram dois pontos e (para já) o segundo lugar na classificação. Creio que, à vontade romena, temos que acrescentar, na lista de factores que condicionam a sua potencial qualificação, a postura da Holanda, que já qualificada, terá a última palavra a dizer no jogo contra os 'underdogs' deste grupo.
+ Wesley Sneijder e "Gigi" Buffon. Um, sério candidato a Jogador do Torneio, no meu entender, se a Holanda continua a jogar como joga. O jogador do Real Madrid já foi por duas vezes o melhor em campo e vai oferecendo exibições de altíssima qualidade não só individual mas também em termos de contribuição para o colectivo da laranja. Outro, o 'keeper' da Itália, impediu - e de que maneira - que a Roménia selasse a qualificação para a fase seguinte. Que jogadores...
- França. Apesar daquilo que possa escrever, considero uma pena que os gauleses tenham (quase) saido na primeira fase do campeonato, mas num grupo como este alguém tinha que ficar para trás e eu preferia que Holanda e a Itália conseguissem passar aos quartos-de-final. Vamos ver se assim sucede... ou se na última jornada um autêntico milagre "safa" os homens de Domenech.


Grupo D:

+ Espanha - Suécia. Num jogo muito disputado entre os dois candidatos, venceu a Espanha, que continua a mostrar-se muito forte. À atenção de interessados em vencer o Euro 2008, "nuestros hermanos" estão apostados em não desiludir... desta vez. A Suécia vai jogar com a Rússia pelo segundo lugar. Uma partida a não perder.
- Grécia. Como eu esperava (e desejava), os gregos estão fora da prova. Sem jogar algo que se apresente, com uma táctica que já toda a gente conhece e viu, esta equipa teve sorte em apenas sofrer três golos até aqui. Não lamento a saída da Grécia, bem pelo contrário, e saúdo a Rússia que podia ter marcado mais do que um golo.

6 comentários:

Bernardo Rosmaninho disse...

Já sabem das imagens, carreguem mesmo nelas para verem em tamanho real! Vale MESMO a pena! Para quem teve imenso trabalho a escolher, editar e arranja-las, sou o primeiro a dizer que a maioria delas dava (sobretudo pelo tamanho e resolução) um brutal "wallpaper"!

Fiquem bem, e espero que gostem dos posts. Eu adorei faze-los e arranjar estas imagens espetaculares. Um abraço a todos.

Bernardo Rosmaninho disse...

PS (e desculpem deixar isto aqui noutro comment):
Caso queiram alguma das imagens do Euro (ou outras) em tamanho Standard para fundo do ambiente de trabalho (ie 1024 x 768) só tem que mandar mail via e-mail, deixar um comment com ele, como quiserem, é um prazer para mim mandar-vos as imagens ajustadas (neste momento estão todas com o tamanho "padrão" das imagens do site da uefa).
Em todo o caso, caso metam "esticar" na parte da escolha de imagem para o ambiente de trabalho, o PC ajusta automaticamente portanto...

Anónimo disse...

Algo creio que desconheces bernardo (e que os comentadores da tv também) é que o prémio de melhor jogador em campo não é nenhuma nomeação da uefa. O prémio faz-se através duma votação dos adeptos na meia hora seguinte ao jogo. Como tal a escolha pode nem sempre ser a mais certa, como foi claramente o caso do ronaldo.

Quanto ao resto concordo excepto na parte da Espanha. Ao contrário do os resultados demonstram a espanha não me pareceu muito forte. Bem pelo contrário. A equipa mostrou muito pouco futebol. Contra a rússia houve sobretudo demérito russo, e bem se viu quando os russos aceleravam o perigo que causavam. Enquanto os golos da espanha surgiram ou de erros individuais russos, ou dum mau posicionamento (constante) dos centrais. Contra a suécia a espanha acabou por fazer uma exibição pobre que apenas foi coroada com a vitória por mero acaso. Diga-se que com todo o domínio na segunda parte a espanha raramente criou perigo. É esperar para ver.

cumprimentos

Bernardo Rosmaninho disse...

Pedro, não, não sabia mesmo. Pensava que era uma comissão ou algo semelhante - da uefa - que fazia a escolha. Obrigado pelo esclarecimento. Se calhar talvez assim se explique também, por exemplo, as duas nomeações de Modric, com as quais eu não concordo. Obrigado.

Também existe mérito em saber aproveitar os erros dos adversários e admito que, com a Rússia, foi isso que a Espanha fez.
Com a Suécia esperava ter visto o segundo golo espanhol, sobretudo por causa da segunda parte, chegar mais cedo. Só vamos saber se os espanhóis constituiem candidatura se, nos quartos, eles não forem eliminados pela Itália, França ou Roménia. Até lá creio que as vitórias, só por si e por oposição aquilo que costuma ser a habitual postura deles, já constituiem uma agradável surpresa.
É mesmo, como dizes, esperar para ver, mas acima de tudo vejo, para já, bons indicadores deles.

Obrigado pelo comment e um abraço.

Anónimo disse...

Boa ideia das imagens. Mandas-me a do Villa e mais umas que aches giras para o meu mail? Obrigado pela sugestão. Vocês têm aqui um blogue interessante.

Manuel Rodrigues

Anónimo disse...

É a comissão de disciplina e comportamento da UEFA que vê os casos do Euro! Bom post. Quero ver o que dizes de Portugal no próximo post!