A querela a propósito deste assunto vem arrastando-se á décadas com vários clubes - Boavista, Belenenses, Académica, Braga e Vitória de Guimarães a proclamarem como o “4º grande”. No caso dos dois primeiros trata-se de uma pretensão genuína pois para alem de serem crónicos candidatos ao título, são os únicos a terem um título de campeão nacional, em 2000/2001 e 1945/1946, respectivamente. Já os outros clubes pautam-se por títulos secundários.
Existe, na minha óptica, vários critérios a ter em conta na hora de esclarecer quem é de facto o "4º Grande": títulos, palmarés, posição na UEFA, número de sócios, percurso nas demais competições, mística, entre outros.
No total de títulos, o Boavista surge na quarta posição, com 1 título de Campeão Nacional, 5 Taças de Portugal e 3 Supertaças. Logo de seguida aparece o Belenenses com 1 título no Campeonato e 6 Taças de Portugal. Tanto o Braga como a Académica apenas lograram conquistar 1 Taça de Portugal. Por fim o Vitória SC conta somente com 1 Supertaça Candido de Oliveira.
Se considerarmos o ranking da UEFA, o Boavista também está em primeiro, no 90º posto, sendo o 96º o SC Braga, o 119º o Vitória de Guimarães e o 129º o Vitória de Setúbal. Numa primeira análise tanto no plano interno como no europeu o Boavista ganha vantagem em relação aos demais, mas a história de um clube não se resume apenas ao historial ou ao seu palmarés. Esta engloba e personifica toda uma mística, um sentimento no qual ”só o vivido é compreendido”, o seu simbolismo e dimensão no meio onde está inserido e a meu ver os 29.000 sócios Vimaranenses põem o clube na retaguarda dos 3 grandes.
Sob a égide “Uma cidade, um clube, uma paixão”, o Vitória SC traduz toda uma mística, que excluindo a Luz, Dragão ou Alvalade, não existe noutro estádio do país, oferecendo momentos inesquecíveis, que embelezam o futebol e deixam orgulhosos todos os seus intervenientes, tal como o afamado cordão humano na recepção ao Benfica, quando lutava desesperadamente pela permanência, entre outros.
Completando um confronto com o Boavista, este tem 17.500 associados, enquanto que o Belenenses soma 18.200. Mais acima, mas ainda atrás do Vitória de Guimarães, estão a Académica com 21.000 e o SC Braga com 20.000. Ora o numero de sócios, independentemente dos restantes critérios denota bem a grandeza de um clube e nesse campo o Vitória não deixa margem para dúvidas.
Devido à constante mudança temporal e ás vicissitudes que uma primeira liga acarreta a problemática do “4º grande” será sempre discutível, pois se na década de 40 e seguintes esse clube era o Belenenses, e não há muito tempo era o Boavista que podia reclamar esse título, quem poderá prever o "grande" do futuro? Pois bem, reportando-nos ao presente, creio que o VITÓRIA SC alberga condições para se afirmar como esse clube, o "4º Grande".
Existe, na minha óptica, vários critérios a ter em conta na hora de esclarecer quem é de facto o "4º Grande": títulos, palmarés, posição na UEFA, número de sócios, percurso nas demais competições, mística, entre outros.
No total de títulos, o Boavista surge na quarta posição, com 1 título de Campeão Nacional, 5 Taças de Portugal e 3 Supertaças. Logo de seguida aparece o Belenenses com 1 título no Campeonato e 6 Taças de Portugal. Tanto o Braga como a Académica apenas lograram conquistar 1 Taça de Portugal. Por fim o Vitória SC conta somente com 1 Supertaça Candido de Oliveira.
Se considerarmos o ranking da UEFA, o Boavista também está em primeiro, no 90º posto, sendo o 96º o SC Braga, o 119º o Vitória de Guimarães e o 129º o Vitória de Setúbal. Numa primeira análise tanto no plano interno como no europeu o Boavista ganha vantagem em relação aos demais, mas a história de um clube não se resume apenas ao historial ou ao seu palmarés. Esta engloba e personifica toda uma mística, um sentimento no qual ”só o vivido é compreendido”, o seu simbolismo e dimensão no meio onde está inserido e a meu ver os 29.000 sócios Vimaranenses põem o clube na retaguarda dos 3 grandes.
Sob a égide “Uma cidade, um clube, uma paixão”, o Vitória SC traduz toda uma mística, que excluindo a Luz, Dragão ou Alvalade, não existe noutro estádio do país, oferecendo momentos inesquecíveis, que embelezam o futebol e deixam orgulhosos todos os seus intervenientes, tal como o afamado cordão humano na recepção ao Benfica, quando lutava desesperadamente pela permanência, entre outros.
Completando um confronto com o Boavista, este tem 17.500 associados, enquanto que o Belenenses soma 18.200. Mais acima, mas ainda atrás do Vitória de Guimarães, estão a Académica com 21.000 e o SC Braga com 20.000. Ora o numero de sócios, independentemente dos restantes critérios denota bem a grandeza de um clube e nesse campo o Vitória não deixa margem para dúvidas.
Devido à constante mudança temporal e ás vicissitudes que uma primeira liga acarreta a problemática do “4º grande” será sempre discutível, pois se na década de 40 e seguintes esse clube era o Belenenses, e não há muito tempo era o Boavista que podia reclamar esse título, quem poderá prever o "grande" do futuro? Pois bem, reportando-nos ao presente, creio que o VITÓRIA SC alberga condições para se afirmar como esse clube, o "4º Grande".
27 comentários:
concordo com o vitoria como 4º grande!apesar do boavista ter mais titulos isso nao é tudo!força vitoria
felicidades
É permaturo. O Vitória o ano passado esteve na Liga Vitalis, Cajuda e o seu projecto aliados ao incrível apoio da massa associativa fez com que o Guimarães voltasse ao escalão principal. É preciso não esquecer que muitos dos jogadores transitaram da época passada para esta ou seja, manteve-se a base o que confere desde logo uma grande estabilidade.
Esta época que ainda com 24 pontos para disputar promete uma classificação histórica do Guimarães a relembrar o 3º lugar de há uns anos atrás é, quer queiramos quer não apenas uma época. Se o Vitória não ficar nos 3 primeiros, aliada à consequente mais que provavel saída de vários dos "grandes" jogadores do Vitória no próximo defeso é possivel que Cajuda - que não dispõe de um orçamento elevado que perimita a elaboração de grandes equipas todos os anos - volte a traçar objectivos menos ambiciosos para o seu plantel.
Se realmente o Vitória conseguir o apuramento para a Champions através do 3º (ou até do 2º) lugar, é possivel que esta situação não se passe visto que os jogadores quererão ficar pelo menos mais um ano, para jogarem a Champions e consequentemente se mostrarem à Europa do Futebol.
Isto é contudo uma faca de dois gumes já que aqui cabe aos dirigentes do Vitória não cometerem o erro de João Loureiro no Boavista, que foi tentar ser demasiado grande. Não trair a realidade que se vive no clube, e continuar a gestão não caindo em "loucuras" como fez o chamado "Boavistão" permitiram certamente ao Vitória um consolidar do posto de "4º Grande". Caso contrário continuarão a surgir "4ºs grandes" de 5 em 5 anos.
PS - De qualquer forma acho que o 4º grande neste momento em Portugal é ainda o Braga. É preciso não esquecer as últimas temporadas e a boa imagem que tem deixado na Taça UEFA. Não é quanto a mim justo que se deixe cair desde já esta equipa "arsenalista" no esquecimento. Abraço
para mim o 4º grande é mesmo o boavista!a história fala por si!vamos ver que faz o vitoria daqui para a frente...
Grande Nuno,
O título de "quarto grande" apenas ganhou destaque quando, na década de 90 e no virar do século, o Boavista obteve algum ascendente (em relação ao Setúbal e ao Belenenses) já que conquistou duas Taças de Portugal, duas Supertaças e, mais tarde em 2000/2001, um Campeonato.
Não vou, desde já, comparar os restantes critérios que enumeraste mas digo-te que discordo de toda e qualquer pretensão por parte do Vitória de Guimarães ao 'título' de "quarto grande". Por agora...
Não só porque não se trata de uma expressão que possa variar conforme o 'momento' actual de um clube mas também porque abordando seriamente a questão da hierarquia dos clubes nacionais (excluindo os três grandes) somos forçados a admitir que este é um termo reservado para aqueles poucos emblemas que conseguiram, ao longo da história, destacar-se nas provas em que participaram (portuguesas e europeias), apresentando, mais do que apoio ou adeptos (e associados), resultados.
Deixo-te aqui os resultados que suportam a minha teoria e concluo este longo comment (desculpem-me) afirmando que, no meu entender, até ao fim dos anos 70/80, o Belenenses ou o Vitória de Setúbal disputavam orgulhosamente esse lugar, tendo sido destronados, no fim da década de 80, durante a de 90 e princípios do novo século, pelo Boavista.
Desde então, reconheço ao Braga o esforço de tentar capturar para si esse reconhecimento, mas caso me fosse basear apenas nos últimos dois anos ou somente nesta época teria que voltar a incluir o Vitória de Setúbal nessa tua equação já que, com muito menos condições e com menos estabilidade e equipa que os vimaranenses, eles fizeram, comparativamente, muito mais do que o Guimarães, e têm um passado que impõe bem mais respeito.
Ficam aqui os dados estatísticos.
1º - Boavista FC
1Lg/2x2º, 3St/1F, 4TdP/2F, 2V2ªLg
2º - CF Os Belenenses
1Lg/3x2º, 0St/1F, 3TdP/6F, 2V2ªLg
3º - Vitória de Setúbal
0Lg/1x2º, 0St/2F, 3TdP/7F, 0V2ªLg
4º - Académica
0Lg/1x2º, 0St/0F, 1TdP/3F, 2V2ªLg
5º - SC Braga
0Lg/0x2º, 0St/2F, 1TdP/3F, 2V2ªLg
6º - Vitória de Guimarães
0Lg/0x2º, 1St/0F, 0TdP/4F, 0V2ªLg
E se por algum motivo achas que excluí as competições europeias desta pequena lista eu passo a explicar deixando aqui, em baixo, o mais longe que os clubes acima mencionados chegaram.
1º - Boavista FC
4P na Liga dos Campeões (1Pna2ªF)
1x nas "meias" da Taça UEFA
2º - SC Braga
2P na Taça das Taças
8P na Taça UEFA (2x3ªE,1x"16-avos")
3º - Vitória de Setúbal
3P na Taça das Taças
9P na Taça UEFA (4x"quartos")
1V no Teresa Herrera
4º - CF Os Belenenses
9P na Taça UEFA (1x"16-avos")
1V na Taça Intertoto
5º - Académica
1P na Taça das Taças (1x"quartos")
2P na Taça UEFA (2x1ªeliminatória)
6º - Vitória de Guimarães
3P na Taça UEFA
1P na Taça das Taças
Fazendo uma ressalva para alguma imprecisão nos últimos dados obtidos concluo assim o meu comment/post/testamento, que espero ter sido elucidativo.
Caso seja preciso, discorrerei sobre o ecletismo e outras conquistas destes clubes, mas acho que isso não será necessário, pois creio ter demonstrado de forma suficiente a validade do meu argumento.
Um abraço.
Concordando aqui com o bernardo este tema será sempre mto discutível. Mas creio k o futebol vive de momentos e como ninguém tem duvidas q o FC Porto é o verdadeiro papa-títulos, em portugal, da actualidade também é de considerar q o Sp. de Braga podia perfeitamente ser considerado o 4º grande do momento, tenho em conta os seus resultados internos como na europa. Fica aqui a minha modesta opiniao (de quem pouco ou nada sabe de futebol).
PS: só uma ressalva ao registo do bernardo o Sp. de Braga ainda na época anterior chegou aos oitavos de final da taça UEFA onde protagonizou duas belas exibiçoes frente ao Tottenham.
Obrigado pela ressalva João. Tens toda a razão.
o setubal tem muito mais historia que o vitoria mas isso nao é tudo a noçao de 4º grand va~i estar sempre a mudar com o tempo
O belenenses é de facto o 4º grande,nao so por ter sido campeao nacional mas por tds outros titulos que ja conquistou...e nos dias de hoje mantem-se na ribalta,com presenças na europa e esteve na final da taça!força belem
epa mas quem duvida que o BRAGA é o melhor?
penso q n ha duvidas acerca de todos os criterios q enumerei,mas é obvio que cada um pensa o q quiser,e certamente tem equipas que gosta mais que outras mas isso sao opinioes!
abraço
vamos ver as coisas desta maneira...tipo se perguntarms a kker jogador qual o clube que queria representar sem contar c 4 grandes a maior percentagem escolhia o vitoria guimaraes de certeza absoluta
grande blog!tds textos estao impecaveis1 continuem assim
nepia!braga joga na europa...uma montra onde kker jogador quer estar
e que é que isso tem a ver?o vitoria este ano muit provavelmente vai a champions e o braga nem a uefa
O Eskilo fez muito bem em postar sobre este tema. Vale a pena a discussão. para quando outro do autor?
Paulo, o Eskilo só tem net um dia por semana e por isso nem nós sabemos bem quando ele poderá escrever de novo. Mas deverá estar para breve, abraço.
A 5 jornadas do fim o vitória esta em 2º!!e mais n digo
O 4ºGRANDE É O BELÉM!
BELÉÉÉÉÉÉM
"A nossa história diz: o 4º Grande somos nós!"
belem ou vitoria?
A nossa mistica diz:sou vitória até morrer!
para quem duvidava a 3 jornadas di fim estams em 2º!!!!!!
4º GRANDE É O VITÓRIA FUTEBOL CLUBE DE SETÚBAL AINDA HÁ DUVIDAS.
Vitória FC de Setúbal
Palmares quero ver qual deles tem melhor que este.
Palmarés e Historial do Vitória Futebol Clube De Setúbal
4 Titulos Nacionais
3 Taças de Portugal
1 Taça da Liga
* Campeonato de Portugal - 13 presenças– melhor: finalista (1926/1927)
* Campeonato Nacional da I Liga - 3 presenças– melhor: 5º lugar (1934/1935; 1935/1936)
* Campeonato Nacional da I Divisão - 60 presenças
* 1 Vez Vice Campeão Nacional na 1ª Divisão - (1971/72)
* 3 Vezes 3º Classificado- (1969/70); (1972/73); (1973/74)
* Campeonato Nacional da II Liga - 1 presença – melhor: Vencedor da Zona D e do Grupo 9 (1937/38)
* Campeonato Nacional da II Divisão de Honra - 8 presenças - melhor: Vencedor da Zona Sul (1986/87)
* Campeonato Nacional da II Divisão - 5 presenças – melhor: 2º lugar (1995/1996; 2003/2004)
* 3 Taça de Portugal - 63 presenças – melhor: Vencedor (1964/1965; 1966/1967; 2004/2005)
* 7 Vezes Finalista Vencido da Taça de Portugal- (1942/1943); (1953/1954); (1961/1962);(1965/1966); (1967/1968); (1972/1973);( 2005/2006).
* 19 vezes semi-finalista da Taça de Portugal -
* Supertaça Cândido Oliveira - 2 presenças - melhor: finalista (2005/06, 2006/07)
* Taça das Taças - 3 presenças – melhor: 1/8 Final (1967/68)
* Taça das Cidades com Feira / Taça Uefa - 11 presenças – melhor: 1/4 Final (1968/1969; 1970/1971; 1972/73; 1973/1974)
* 1 Taça da Liga - 1 presença - melhor: Vencedor (2007/2008)
* Campeonato de Setúbal - 19 presenças – melhor: Campeão (1927/1928; 1928/1929; 1931/1932; 1932/1933; 1933/1934; 1934/1935; 1935/1936; 1936/1937; 1943/1944; 1944/1945; 1945/1946; 1946/1947)
* Campeonato de Lisboa em 1ª categorias - 6 presenças– melhor: Campeão (1923/1924; 1926/1927) #
* Campeonato de Lisboa em 2ª categorias - 12 presenças – melhor: Campeão (1916/1917; 1921/1922; 1925/1926)
* Campeonato de Lisboa em 3ª categorias - 8 presenças - melhor: 2º lugar (1926/27)
* Campeonato de Lisboa em 4ª categorias - 2 presenças - melhor: 2º lugar (1926/27)
* Outros Feitos Significativos:
o Vencedor da Mini-Copa do Mundo em 1970
o Vencedor do Troféu Ibérico em 1968 e em 1974
o Vencedor do Troféu Teresa Herrera em 1968
o Vencedor de 5 Taças Ribeiro dos Reis
o Vencedor da Supertaça Ibérica em 2005
* Prémio "Fair-Play Colectivo" da LigaPFP
3 Vezes consecutivas vençedor do Prémio "Fair-Play Colectivo" da Liga Portuguesa de Futebol[/color]
O Vitória nas competições europeias
O «Senhor» Vitória
Durante dez anos andaram os sadinos a espalhar o perfume da sua classe por essa Europa fora. Nem mesmo os «gigantes» resistiam ao inferno do Bonfim…
Vitória de Setúbal na Europa. Hoje poderá soar, menos bem, mas fique o leitor sabendo – se é que não sabia – que, a seguir ao FC Porto, Benfica, Sporting e ao Boavista, o Vitória é de longe, a equipa portuguesa que melhor palmarés ostenta nas competições europeias. Se compararmos o historial europeu de todos os clubes portugueses sté a 1975 (que constitui o declínio do Vitória) o Vitória era o 3º melhor "europeu", e apenas estava atrás de Benfica e Sporting, e à frente do Porto! Até 1975, os historiais de jogos europeus das duas equipas eram os seguintes: - FC Porto: 41 jogos distribuídos por 13 presenças, sem nunca conseguir passar da 2ª eliminatória... - VITÓRIA: 56 jogos distribuídos por 11 presenças, conseguindo chegar por 4 vezes aos Quartos de Final da Taça Uefa...
De 1965/66 a 1974/75, portanto, durante 10 temporadas consecutivas, andaram os sadinos a botar figura por esse velho continente fora. E que figura! Quatro presenças nos quartos de final da Taça das Feiras/UEFA (além de três nos «oitavos»), o que implica desde logo, a eliminação de três adversários, é (foi) realmente uma prestação deveras interessante… O grande Vitória… aliás, Senhor Vitória, que era como os sadinos eram conhecidos (e temidos) na Europa. O Vitória participou em 64 jogos através de 14 presenças nas competições europeias. Três na extinta Taça dos Vencedores das Taças e as restantes na Taça UEFA, que nas suas primeiras edições, recebia o nome de Taça das Cidades com Feira. Variadíssimas equipas tiveram o azar, ao longo desses dez anos «ouro», de defrontar o Vitória. E muitas delas eram e ainda são, «grandes», na verdadeira acepção do termo. Fiorentina… Liverpool… Hajduk Split… Anderlecht… Spartak Moscovo… Inter Milão… Leeds United…, todas elas constam (a Fiorentina duas vezes) do rol das «vítimas» dos sadinos, todas elas inapelavelmente batidas no Estádio do Bonfim, na altura, como se calcula, um verdadeiro «inferno». Notável, de facto, o palmarés europeu do Vitória apesar das raras presenças desde 1975. Tinha classe, tinha mesmo jeitinho para lidar com os forasteiros, o Senhor Vitória. Que regresse depressa é o nosso único desejo…
Palmarés europeu do Vitória
* 2007 Taça Uefa – Heerenveen (Holanda) 0-3; 0-0
* 2006 Taça Uefa – Sampdória (Itália) 1-1; 0-1
* 2000 Taça Uefa – AS Roma (Itália) 1-0; 0-7
* 1975 Taça Uefa – Zaragoza (Espanha) 1-1; 0-4
* 1974 Taça Uefa – VfB Stuttgart (Alemanha) 2-2; 0-1
o Leeds United (Inglaterra) 3-1; 0-1
o Molenbeek (Bélgica) 1-0; 1-2
o Beerschot (Bélgica) 2-0; 2-0
* 1973 Taça Uefa – Tottenham Hotspur (Inglaterra) 2-1; 0-1
o Inter de Milão (Itália) 2-0; 0-1
o Fiorentina (Itália) 1-0; 1-2
o Zaglebie Sosnowiec (Polónia) 6-1; 0-1
* 1972 Taça Uefa – UT Arad (Roménia) 1-0; 0-3
o Spartak Moscovo (URSS) 4-0; 0-0
o Olympique Nîmes (França) 1-0; 1-2
* 1971 Taça Uefa – Leeds United (Inglaterra) 1-1; 1-2
o Anderlecht (Bélgica) 3-1; 1-2
o Hajduk Split (Jugoslávia) 2-0; 1-2
o Lausanne Sports (Suiça) 2-1; 2-0
* 1970 Taça Uefa – Hertha de Berlim (Alemanha) 1-1; 0-1
o Liverpool (Inglaterra) 1-0; 2-3
o Rapid Bucareste (Roménia) 3-1; 4-1
* 1969 Taça Uefa – Newcastle United (Inglaterra) 3-1; 1-5
o Fiorentina (Itália) 3-0; 1-2
o Olympique Lyon (França) 5-0; 2-1
o Linfield Belfast (Irlanda do Norte) 3-0; 3-1
* 1968 Taça das Taças – Bayern Munique (Alemanha) 1-1; 2-6
o Fredrikstad (Noruega) 2-1; 5-1
* 1967 Taça Uefa – Juventus (Itália) 0-2; 1-3
* 1966 Taça das Taças – Aarhus (Dinamarca) 1-2; 1-2
* 1963 Taça das Taças – Saint Éttiene (França) 0-3; 1-1
Taça Uefa / Taça das Cidades com Feira
* Jogos - 54 (26 em casa; 26 fora)
* Vitorias - 25 (20 em casa; 5 fora)
* Empates - 7 (5 em casa; 2 fora)
* Derrotas - 22 (2 em casa; 20 fora)
* Golos Marcados - 79 (55 em casa; 24 fora)
* Golos Sofridos - 67 (18 em casa; 49 fora)
Taça dos Vencedores das Taças / Taça das Taças
* Jogos - 8 (4 em casa; 4 fora)
* Vitórias - 2 (1 em casa; 1 fora)
* Empates - 2 (1 em casa; 1 fora)
* Derrotas - 4 (2 em casa, 2 fora)
* Golos Marcados - 13 (4 em casa; 9 fora)
* Golos Sofridos - 17 (7 em casa; 10 fora)
VITÓRIA FUTEBOL CLUBE DE SETÚBAL A FORÇA DE UMA REGIAO 19 MIL SÓCIOS E MAIS DE 200 MIL ADEPTOS SÓ NA REGIAO DE SETÚBAL E BOA PARTE DO ALENTEJO, AGORA IMAGINEM QUANTOS ,AIS TEMOS ESPALHADOS PELO PAIS E MUNDO.
Vitória nao é grande é ENORME
Vitória até morrer? Nao, até depois da morte
Vitória sempre contigo eternamente
Vitória original o Maior Vitória de Portugal
Saudaçoes Vitorianas
Como se mede a grandeza de um clube?
pelas suas conquistas.
e tão mais importantes se tornam quanto mais pequeno é o orçamento desse clube.
acho que todos percebem o que quero dizer, e duvido que alguem ponha duvidas acerca do que disse.
se formos buscar a historia certamente o 4º grande será o Vitoria futebo clube ou o Belenenses.
o boavista entra nesta historia apenas e só por causa do campeonato ganho.
(nem vale apena lembrarmo-nos desse campeonato, vale?)
nos ultimos 5 anos apenas para falar na historia recente, certamente que ninguem no seu perfeito juizo pode afirmar que o vitoria futebol clube de Setúbal não é o 4 grande.
uma taça de portugal , finalista vencido noutra, finalista da supertaça de Portugal 2 vezes, vencedor da taça da liga, meias finais da taça de portugal, juntando-se uma supertaça iberica ganha ao vencedor da taça do rei, Bétis de Sevilha.
gostava de saber o que fizeram boavista, guimarães, belenenses ou braga para sequer se poderem comparar ao que referi acerca do Vitoria.
nem o benfica consegue ter mais nos ultimos 5 anos, nem neste seculo conquistou mais trofeus que o vitoria.
andamos a brincar não?
Este ultimo comentário é no minimo hilariante!!
Mas por acaso vossa excelência percebe alguma coisa de futebol??
"o boavista entra nesta historia apenas e só por causa do campeonato ganho."
Santa ignorância... e o que dizer das :
. 5 Taças de Portugal conquistadas 74/75; 75/76; 78/79; 91/92; 96/97
. 3 Super Taças conquistadas
78/79; 91/92; 96/97
. 3 presenças na Liga dos Campeões ( uma das quais chegando à 2ªfase da prova,ombreando com colossos como Liverpool, Manchester United e Bayern Munique.) 99/00, 01/02, 02/03
. Meias Finais da Taça Uefa 02/03
.Equipa a seguir aos 3 grandes com mais pontos conquistados em provas europeias ( nos + de 100 jogos disputados )
. Excelente escola de formação, com vários titulos nacionais conquistados :
4 Campeonatos Nacionais Juniores: 94/95; 96/97; 98/99; 02/03
1 Campeonato Nacional Juvenis: 99/00
3 Campeonatos Nacionais Iniciados: 87/88; 90/91; 94/95
2 Campeonatos Nacionais Infantis: 90/91; 93/94
e rampa de lançamento de grandes jogadores, na selecção do euro2008estava "SÓ" o Bosingwa, o Raul Meireles, o Petit, o Nuno Gomes, o Ricardo e o Jorge Ribeiro, este ultimo recuperado por nós para o futebol...
Nem me vou dar ao trabalho de falar das restantes modalidades senão estava aqui até amanhã.
Tudo isto a partilhar uma cidade com um clube adversário que infelizmnte ganha tudo o que há para ganha e sem ajudas camarárias para pagar estádios e branquear despesas.
Cumprimentos e antes de escreverem, pensem um pouco para evitar disparates...
ORGULHOSAMENTE BAIRRISTA!!
ORGULHOSAMENTE BOAVISTEIRO!!
Nem de perto nem de longe pode compara um clube corrupto como o boavista ao NEORME VITÓRIA FUTEBOL CLUBE DE SETÚBAL 1910 clube ENORME HUMILDE,DIGNO E TEM A 4ª MAIOR MASSA ADEPTA DO PAIS, E 5º CLUBE COM MAIS SÓCIOS EM PORTUGAL a maior parte das taças do boavista é tudo roubado ex: Campeonato Nacional, Campeonato de Juniores roubado ao Vitória de Setúbal e muito mais.
Tenha santa paciencia e nao seja faccioso.
O Melhor Clube Portugues para relançar carreiras de jogadores e treinadores, é o VitóriaFC de Setúbal, só nos uktimos anos sairam jogadores como, Meyong, Manuel José, Jorginho, Marco Ferreira, Paulo Ferreira, C.PItbull, Bruno Moraes, Moretto, Eduardo,Matheus, Jorge Jesus, Carlos Carvalhal, Norton de Matos etc..., e este ano se Deus quiser irá ser novamente para relançarmos jogadores e treinadores , Faquirá, Leandro Lima, Mateus, Bruno Moraes novamente, Aly Cissoko, etc...
Há falta de argumentos vem com a história da corrupção... tenha mas é vergonha na cara, deixe as baboseiras de lado e continue no seu cantinho a defender o seu vitoria, é certamente o melhor que pode fazer.
ORGULHOSAMENTE BAIRRISTA!!
ORGULHOSAMENTE BOAVISTEIRO!!
Enviar um comentário