sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A importância de um Derby

Mais do que um jogo em que a nossa equipa ganha por 5 a 0, mais do que aqueles 90 minutos em que damos uma valente 'coça' no adversário, mais do que muitas vitórias esperadas e desprovidas de significado, vencer os nossos rivais é algo de superior, vencer os nossos rivais é algo que verdadeiramente nos motiva, que nos mostra que (quando estamos na mó de baixo) ainda existem coisas que não mudam, que nos assegura (quando estamos bem) que somos de facto os melhores.
As grandes equipas não surgem nos pequenos jogos, contra emblemas pequenos ou médios, surgem nos grandes desafios, naqueles dias imemoriais em que nos juntamos todos contra uma só força, igual ou maior que a nossa, convictos de que, acima de tudo, vamos vencer.

São esses encontros, contra rivais da mesma cidade ou (em casos muito especiais) da mesma liga ou divisão, que designamos de Derby.

Old Firm, Fla-Flu ou Superclássico não são expressões sem qualquer sentido, são termos que ilustram a rivalidade, a história, os resultados, o amor (e o ódio), que envolvem estes jogos muito especiais.

Para nós, um jogo entre Benfica e Sporting representa um choque entre rivais, adversários, uns mais aristocráticos outros mais populares, uns verdes, outros vermelhos, "lagartos" ou "lampiões", sportinguistas ou benfiquistas.
O "Derby da Capital" joga-se duas vezes por ano, uma no Estádio da Luz e outra no Estádio Alvalade XXI. Este domingo, para os fãs destas duas equipas, é dia de Derby, um Sporting - Benfica que promete reacender a já centenária rivalidade e que apenas contribui, infelizmente, para a decisão do vice-campeão no campeonato.

Prometi que falaria da importância de um derby, e assim farei, analisando as estatísticas por detrás deste encontro (SCP-SLB) e o seu contributo para a decisão do nosso campeonato (a antiga SuperLiga, agora bwin Liga).

Em termos de jogos entre Sporting e Benfica para o campeonato, já se realizaram 147 encontros, com 44 vitórias para os "leões", 36 empates e 67 vitórias para o "glorioso".
Numa análise inicial podemos afirmar que o SLB possui uma margem confortável de vitórias em Derbys, sendo esta suportada em grande parte pela sua capacidade de vencer o seu rival no antigo Estádio José de Alvalade, agora Estádio Alvalade XXI.
Quando o Sporting jogou em casa venceu apenas 30 vezes, empatou 15 e perdeu 28 jogos, num registo que o deixa apenas a duas derrotas de um "empate" nos confrontos realizados em sua casa. Por outro lado, das 74 vezes que se jogou na Luz, o Benfica apenas perdeu 14 jogos, empatando 21 e vencendo as restantes 39 partidas, mostrando que, pelo menos em termos estatísticos, o Estádio da Luz é um palco mais difícil para uma equipa visitante do que o campo do rival lisboeta.
Nesta última década (isto é, desde 99/00 até 07/08), os jogos entre SLB e SCP têm sido incrivelmente equilibrados, com 6 vitórias para cada lado e 5 empates. Esta equação irá, espero eu, ser resolvida daqui a dois dias mas mostra uma coisa que todos já sabemos, acima de tudo, estes jogos são imprevisíveis, apenas servindo as estatísticas para satisfazer a curiosidade dos mais interessados.

Algo lamentável e que demonstra a pouca importância que estas partidas podem ter no contexto dos últimos campeonatos nacionais é o facto de excluindo as temporadas de 99/00, 01/02 e 04/05 (3 temporadas em 9), os dois rivais terem terminado a liga a disputar entre si o 2º e o 3º lugar, tendo o FC Porto ganho muito com isso.
Não que isso seja culpa dos jogos entre si, antes pelo contrário, SLB e SCP possuem uma instabilidade e intranquilidade muito própria que os prejudica imenso nas competições que requerem regularidade e constância, como é o caso dos campeonatos; apenas é uma pena que, chegada á altura deste jogo, os dois "grandes" de Lisboa já estejam praticamente (para não dizer garantidamente) afastados da luta pelo título.

Mais do que uma vitória do SLB neste derby, anseio por uma boa década em que estes dois clubes sejam mais regulares e não tenham resultados e exibições tão dispares ao longo do ano, dando verdadeiramente luta ao quase tricampeão Futebol Clube do Porto que, apesar de ir perdendo, de tempos a tempos, uns pontinhos, e de ter passado por um mau bocado nas épocas pós-Mourinho, continua a vencer e a ter uma margem de confiança que, mais do que reforçada pelos 12 pontos de vantagem ou pela qualidade do plantel existente, é garantida pela consistência e pela tranquilidade que moram no Dragão.

11 comentários:

Anónimo disse...

Acho que este teu post tá melhor que o anterior menos analitico mais apaixonado. Vai Bernas! O inicio e o fim estão muito bons! Continua com isso!

Anónimo disse...

Este é o vosso 10º post. parabens!

Anónimo disse...

Está fantástico o inicio! Bom post. Abraço.
Ps: Não assinei no anterior. Pedro

Anónimo disse...

Podias ter falado do Barça - Real M. ou do Inter-Roma, por exemplo, mas mesmo assim está porreiro. Um bom post.

Anónimo disse...

Já agora Bernas nao achas que o PC entra nesta tua conclusão?
Achas que o SLB e o SCP têm sido mais fracos apenas por causas interiores aos clubes nada relacionadas com o apito dourado e com o que se passa no futebol portugues?

Bernardo Rosmaninho disse...

Sr. Anónimo.

Acho que a minha conclusão deve manter-se exactamente como está. Não procuro justificações para as falhas dos dois clubes em causa exteriores, como são a corrupção ou o processo apito dourado.

Creio que quando o Benfica perde treze pontos só em casa (e estou a referir-me a esta temporada - 13 pontos!) jogando de forma apática, estranha e inconsistente não vou culpar por isso o Pinto da Costa ou o FCP.

Da mesma forma que acho que quando o Sporting tem alguns jogos em que não consegue marcar (ou fazer uma exibição de jeito depois de no jogo anterior ter esboçado uma melhoria nesse capítulo) não procura responsabilizar o futebol português em vez de procurar transmitir mais estabilidade á sua equipa e aos seus jogadores.

A verdade é que o "Inferno da Luz" não tem sido aquilo que dantes era, muito por culpa, no meu entender, da relação entre dois elementos fundamentais: a prestação da equipa e o preço dos ingressos. Não existe uma verdadeira proporcionalidade, antes uma proporcionalidade inversa entre estes dois elementos, algo que afasta os adeptos (verdade é que o SLB não enche o estádio) e prejudica uma possível empatia entre adeptos e equipa, destruindo um apoio que esta pudesse vir sentir em momentos de maior dificuldade.

E eu não vejo nos erros do guarda-redes leonino (que é muito bom mas ainda é muito novo e inexperiente) que dão origem a alguns golos que podiam ser evitados claros indícios da decadência do futebol luso.

Acho que esse discurso é completamente demagógico. Até porque acredito que nas competições europeias não veremos o SLB a queixar-se do "sistema" depois de ter feito um jogo muito sofrido (para não dizer sofrível) contra o Nuremberga.

Os factores principais para o sucesso em qualquer actividade são a capacidade para se ser competitivo e a estabilidade que esse primeiro requisito requer.

Para terminar deixo um exemplo ilustrativo. Entre 99/00 e 07/08, épocas abordadas por este post, compararei o número de presidentes e treinadores que os três grandes tiveram (recordo, entre 99/00 e 07/08, isto é, nove temporadas):

SLB (99/00 - 07/08):
- 3 Presidentes
- 10 Treinadores

SCP (99/00 - 07/08):
- 2 Presidentes
- 5 Treinadores

FCP (99/00 - 07/08):
- 1 Presidente
- 5 Treinadores (3 pós-mourinho)

Anónimo disse...

"As grandes equipas não surgem nos pequenos jogos, contra emblemas pequenos ou médios, surgem nos grandes desafios, naqueles dias imemoriais em que nos juntamos todos contra uma só força, igual ou maior que a nossa, convictos de que, acima de tudo, vamos vencer."

Isto é teu? Tavas inspirado, jovem!
Grande Post. Abraço.

João Tudela disse...

Gostei! Está aqui um belo trabalho de pesquisa, análise, e com paixão pelo meio. Para o nosso 10º post, está MUITO bom! Parabéns!

Em relação ao blog, queremos agradecer as muitas visitas (892 no momento em que escrevo este comment) em menos de um mês de "trabalho", e os muitos comentários que todos os nossos posts têm tido. Que continue assim, e que nós autores, consigamos continuar a cativar-vos para virem dar a vossa opinião ao Linhas de Passe. Abraço

Anónimo disse...

BERNAS quem achas que vai ganhar o jogo? SLB ou SCP? Grande post, amigo. Fica bem.

Anónimo disse...

Ainda não há Spam!? Então o que é feito do tojal, do mogul, do kazahn e doutros do genero?
Bernardo, isto ou tens algo que afasta os spammers (n gostam dos teus textos... ;) hehe) ou então tens muita paia.
Boa sorte para vocês e parabéns pelo 10o post, em especial para o Sr. João Tudela que pelos vistos é quem assume as despesas da comitiva e tem publicado mais.

Beijinhos para ti (espero que o teu Benfica PERCA!).

Anónimo disse...

Falei do diabo e ele apareceu! Desculpa Bernas! Lol ;) Um beijinho. Joana