As grandes equipas não surgem nos pequenos jogos, contra emblemas pequenos ou médios, surgem nos grandes desafios, naqueles dias imemoriais em que nos juntamos todos contra uma só força, igual ou maior que a nossa, convictos de que, acima de tudo, vamos vencer.
São esses encontros, contra rivais da mesma cidade ou (em casos muito especiais) da mesma liga ou divisão, que designamos de Derby.
O "Derby da Capital" joga-se duas vezes por ano, uma no Estádio da Luz e outra no Estádio Alvalade XXI. Este domingo, para os fãs destas duas equipas, é dia de Derby, um Sporting - Benfica que promete reacender a já centenária rivalidade e que apenas contribui, infelizmente, para a decisão do vice-campeão no campeonato.
Numa análise inicial podemos afirmar que o SLB possui uma margem confortável de vitórias em Derbys, sendo esta suportada em grande parte pela sua capacidade de vencer o seu rival no antigo Estádio José de Alvalade, agora Estádio Alvalade XXI.
Quando o Sporting jogou em casa venceu apenas 30 vezes, empatou 15 e perdeu 28 jogos, num registo que o deixa apenas a duas derrotas de um "empate" nos confrontos realizados em sua casa. Por outro lado, das 74 vezes que se jogou na Luz, o Benfica apenas perdeu 14 jogos, empatando 21 e vencendo as restantes 39 partidas, mostrando que, pelo menos em termos estatísticos, o Estádio da Luz é um palco mais difícil para uma equipa visitante do que o campo do rival lisboeta.
Nesta última década (isto é, desde 99/00 até 07/08), os jogos entre SLB e SCP têm sido incrivelmente equilibrados, com 6 vitórias para cada lado e 5 empates. Esta equação irá, espero eu, ser resolvida daqui a dois dias mas mostra uma coisa que todos já sabemos, acima de tudo, estes jogos são imprevisíveis, apenas servindo as estatísticas para satisfazer a curiosidade dos mais interessados.
Não que isso seja culpa dos jogos entre si, antes pelo contrário, SLB e SCP possuem uma instabilidade e intranquilidade muito própria que os prejudica imenso nas competições que requerem regularidade e constância, como é o caso dos campeonatos; apenas é uma pena que, chegada á altura deste jogo, os dois "grandes" de Lisboa já estejam praticamente (para não dizer garantidamente) afastados da luta pelo título.