domingo, 29 de junho de 2008

Road to Vienna: 2008 final.

Depois da fase de grupos vem aquela fase crucial. Em 90 minutos um erro pode fazer a diferença entre a vitória e uma eliminação. É nesta fase que se apura, afinal, quem veio ao Campeonato para ganhar e quem é que o consegue fazer. Oito equipas procuram chegar - pela primeira vez ou seguindo uma longa tradição - à final no estádio Hrnst Happel. Esta é a 13ª final, a sexta para os alemães, a terceira para os espanhóis. Não me arrisco a determinar um vencedor à partida, mas apoiarei a Espanha. Deixo aqui um resumo dos quartos e das meias, bem como a minha convocatória ideal para este Euro2008.

Quartos de Final

POR - GER
CRO - TUR
HOL - RUS
SPA - ITA

Num duelo de "primeiros" contra segundos", valeu a uma Alemanha muito eficaz a fraca finalização portuguesa e o desacerto na defesa das bolas paradas; a Turquia mostrou (novamente) de que fibra era feita, nunca desistindo e eliminando uma Croácia nos penalties quando já todos acreditavam que ela estava qualificada; a Rússia enfrentou, com muita coragem e um enorme Arshavin, todos os prognósticos e eliminou a Holanda, até então, melhor equipa e favorita, que não soube nem conseguiu deter a grande surpresa da competição; e a Espanha, num jogo muito especial, num dia historicamente fatídico, que importava superar se "nuestros hermanos" queriam ser campeões, venceu e eliminou nos penalties os campeões do mundo. Por entre desilusões (Portugal e Holanda) e surpresas (Turquia e Rússia) estavam encontrados os semi-finalistas. Pelo caminho ficavam as duas equipas que mais prometiam, eliminadas e condenadas a esperar mais quatro anos por uma hipótese de alcançarem a glória europeia.

Meias Finais

GER - TUR
RUS - SPA

Entre as últimas quatro equipas encontravamos duas surpresas e dois históricos. A Turquia, que pouco faltava para ter que jogar com o "águas", tendo em conta os castigados e lesionados e que mesmo assim encostou os alemães ás cordas, tendo estes passado á final cortesia de um golo de Lahm. Fatih Terim, que tinha visto uma equipa derrotada (contra Portugal) a transcender-se a passar no seu grupo e nos "quartos", saía agora de cena, vencido no seu próprio jogo e sem que a sorte lhe concedesse menos lesões e castigos. E a Rússia, que tinha empolgado os amantes do futebol com o seu desempenho, muito graças ao organizador do Zenit, uma das figuras da competição, mas que nunca, nem na fase de grupos, nem nas "meias", foi capaz de contrariar uma Espanha determinada a não desiludir, em chegar á final. Algo que, diga-se de passagem, fez muito bem.

Os meus 23 deste Euro:

Guarda Redes
Iker Casillas
Gianluigi Buffon
Igor Akinfeev

Defesas
Pepe
Carlos Marchena
Carles Puyol
Per Mertesacker
Philipp Lahm
Razvan Rat
José Bosingwa
Yuri Zhirkov

Médios
Michael Ballack
Marcos Senna
Deco
Bastian Schweinsteiger
Andrei Arshavin
Cesc Fabregas
Lukas Modric
Hamit Altintop

Avançados
David Villa
Fernando Torres
Lukas Podolski
Roman Pavlyuchenko

E agora, como diria o grande Eric Cantona num anúncio da Nike: "La grand finale..."

18 comentários:

João Tudela disse...

Grande acompanhamento do euro bernas;) ah, e já agora, eu bem que destaquei a Espanha antes do Euro...foi desta!

Bernardo Rosmaninho disse...

Pois foi, Tudela. E ainda bem. Depois de ver Portugal e a Holanda sair coloquei as minhas esperanças na selecção espanhola.

Lamento aos visitantes não ter escrito algo mais completo sobre estes últimos jogos mas este post foi feito (com extrema dificuldade) num Apple e foi postado em cima do início do jogo (as fotos da ESP e da ALE são as da final, daí a data do post... esperei mesmo até ao fim).

Bernardo Rosmaninho disse...

Caso tenham comentários, opiniões divergentes, sugestões para os 23 do Euro, questões a colocar (como por exemplo: "porquê o Razvan Rat?" Já me perguntaram..) estejam á vontade. Este espaço (também) é para vocês...

Fiquem bem e um abraço.

Anónimo disse...

porquê rat até nem pergunto. mas pergunto isso sim porquê Bosingwa, Lahm ou até o Ballack. falta sem dúvida o Homem dos descontos Senturk e como é possivel não estar ninguém da holanda?

cumprimentos

Anónimo disse...

Não te questiono o Rat, nem o Bosingwa ou o Lahm e o Ballack. Arranjem-me quem tenha feito melhor a posição destes dois últimos e eu mudo de opinião, mas o Senturk (ou o nihat) e talvez o Wesley Sneijder (ou o Van der Sar) deviam e podiam cá estar.

Anónimo disse...

As fotos estão boas e o texto está um pouco mais pequeno e explícito que o costume mas eu gostei do post. Um dos vossos autores (o João Tudela) deve estar bem feliz depois do post dele sobre a Espanha e com a vitória deles. Parabéns.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Mas pk o Per Mertesacker?!
Deixaste de fora o melhor jogador da competição!

Anónimo disse...

Miguel
Melhor que o lahm e que o Ballack? não é difícil...

O Lahm jogou tanto na direita como na esquerda e cometeu erros infantis imperdoáveis numa competição destas um dos quais custou um golo que ditou a derrota na final. Melhores que ele tanto na direita como na esquerda tiveste o Corluka, o Grosso, o van Bronckhorst, o Contra, o Sérgio Ramos e até o Sabri que me surpreendeu muito. Piores que o Lahm é que é difícil de encontrar.

O Ballack foi não só para mim mas para a generalidade dos adeptos e especialistas uma das desilusões do Euro principalmente depois da época fantástica que fez no chelsea onde para mim foi o melhor jogador da temporada. Por isso não percebo como o podes colocar lá em cima.
Melhores? Sneijder, van der Vaart, Xavi, iniesta e porque não também o Silva jogou bem mais.

Creio que nos avançados poderia estar o Zlatan e o Nistelroy.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Pedro, tu tal como os comentadores e especialistas penalisas o Ballack porque chegou á final e perdeu. Aconteceu-lhe o mesmo no Chelsea, e na Alemanha foi o esteio daquele meio campo sobretudo depois de perderem contra a Croácia. Ele chegou a final. A holanda não passou, para bem ou para o mal, dos quartos.

Eu não vejo tantos erros infantis no Lahm como tu, e mesmo admitindo e que um deles custou a derrota na final é a conta dele que os alemaes chegaram a final em 1o lugar. O van bronckhorst teve pessimo (deves ter visto o jogo com a russia, auto-estrada), o Grosso mediano, o Contra, o Corluka e o até o Sabri tiveram bem. Talves aqui ficasse bem melhor o S.Ramos.

Sneijder, Van der Vaart, Xavi, Iniesta ou o Silva podiam lá estar, tal como o Zlatan e o Nistelroy mas eu prefiro uns 23 minimamento equilibrados do que os 23 da uefa que só falta tirarem o 3º gr para meterem mais um médio.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Estes eram os meus 23 deste Euro:


Guarda Redes

Iker Casillas
Gianluigi Buffon
Van der Sar


Defesas

Pepe
Carlos Marchena
Carles Puyol
Per Mertesacker
Philipp Lahm
Sergio Ramos
Kolodin
Yuri Zhirkov


Médios

Michael Ballack
Marcos Senna
Xavi
Bastian Schweinsteiger
Andrei Arshavin
Cesc Fabregas
Lukas Modric
Sneijder


Avançados

David Villa
Fernando Torres
Lukas Podolski
Roman Pavlyuchenko

Anónimo disse...

Miguel, eu penalizo o Ballack não por ter perdido mas por nunca ter sido o líder nem o comandante da equipa tal como se pedia. Nem ele fez nenuhma boa exibição nem a alemanha que apresentou um futebol pobre, desorganizado e sem ideias. Foram isso sim tendo muita sorte até à final. Dizes que ele foi o esteio do meio campo? Pois sinceramente não vejo grande mérito nisso dado que o meio campo alemão foi péssimo durante todo o euro, claramente o pior sector da equipa.
Só contra Portugal é que o meio campo não deu nas vistas pela negativa porque como de costume somos anjinhos. A falta de visão tactica do Scolari aliada à inexperiência de muitos jogadores não permitiu que explorassemos as debilidades daquele meio campo que são inúmeras mesmo. Contra a Croácia, Turquia e Espanha aquilo foi tudo varrido.

Erros indivuduais do lahm aponto só uns que deram golo (os outros ninguém se lembra) precisamente contra a turquia ele comete erros estúpidos nos 2 golos. No primeiro é negligente (2 vezes ainda por cima) e no segundo é comido de uma forma incrível que não é permitida sequer na liga Vitalis quanto mais no Euro numa meia final. O facto de marcar o golo no final não apaga isso e ainda por cima (não lhe retirando o mérito do lançe) ele só surge isolado porque o Kazim se lesionou e não o pôde acompanhar. Mais uma amostra da sorte alemã.

O van Bronckhorst foi uma auto estrada? Pois eu não parece que os russos tenham entrado só por aquele lado. O que eu vi foi a Rússia a entrar por todos os lados. A Equipa holandesa estava em paralesia total . E se uma equipa entra por um lado não implica que a culpa seja necessariamente do lateral. Além disso se te lembras bem do jogo vais reparar que a maioria dos lances de perigo surgiu do lado direito da defesa e não do esquerdo. Mas isso pouco interessa. Ele esteve mal como praticamente toda a equipa. Agora fez jogos fantásticos na primeira fase e se o Arshavin que fez 2 jogos bons está indiscutivelmente na equipa ele não pode estar também?

E o Grosso não foi nada mediano. Ele estive irrepriensível quer ofensiva quer defensivamente. Então o caudal ofensivo que passava pelos seus pés era uma coisa parva, ainda para mais se tiveres em conta que o outro lateral dava pelo nome de Zambrotta com a propenção ofensiva que lhe é reconhecida.

cumprimentos

Anónimo disse...

Bem visto. Dou a mão á palmatória mesmo discordando na parte do Lahm.

Com mais ou menos sorte (com o tal futebol pobre, desorganizado e sem ideias) eles chegaram á final coisa que nunca é pequena. Eu preferia ter um futebol pobre, fazer 20 faltas por jogo, não ter meio-campo e ter uma paia enorme e chegar á final em vez de ficar pelos quartos de final.

É verdade q a Russia entrou msm por todos os lados mas explorou e muito as laterais. O grosso é uma pena que tenha saido do inter mas não acho que ele tenha estado irrepreensivel quanto muito concordo que ele contribuiu para que a Itália não ficasse pela primeira fase.

A tua afirmação acerca do Arshavin aplica-se por exemplo para o Sneijder mas enquanto o holandes fez jogos fantásticos o russo fez jogos fantasticos quando era preciso. E num europeu, é só isso que interessa. Vê a Grécia, um ex. disso.

Anónimo disse...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Acho piada que todos queiram ver o Lahm fora dos 23 do euro mas tanto a uefa como a esmagadora maioria dos comentadores discordem de voces!

O sneijder não fez exactamente o mesmo número de jogos que o arshavin mas não foi melhor que ele nem mais importante na caminhada da sua equipa (que eliminou a holanda) mas o russo já saltava dos 23 em detrimento do holandes?!

Larguem os nomes! Nem Eurosport, nem Record, nem A Bola, nem o MaisFutebol, nem o France Football, nenhum deles acha que o Grosso teve irrepreensível ou que o Zlatan e o Nistelroy ou sequer o Kolodin devam lá estar!

No máximo consegues ler "um pouco" sobre o Nihat e obviamente sobre Xavi, Iniesta e o Silva... E isso também só acontece porque a selecção da Uefa é composta por menos um defesa e um avançado que aquilo que o senso comum ditaria.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Amigo anónimo

Isto é um blogue de opinião, cada um deixa a sua. É normal que as opiniões divirgam e é por isso que se discutem. E às vezes nem se consegue descortinar quem tem mais razão que quem.

Mas pra ti a bola é alguma biblia? Só porque vem lá tem que ter razão. E a opinião dos comentadores vale mais que a nossa? Também acho. Os "deuses" da Bola é que sabem. Ai como eu gostava de saber tanto com o Tadeia, como o Rui Santos ou até como o Sobral.

Cumprimentos

Bernardo Rosmaninho disse...

Exmos "Comentadores",

Perdoem-me mas não tenho tido tempo para vir cá responder a ninguém ou postar. Aparentemente este é um mal que se espalha a outras aldeias. Assim sendo:

- Sr. Anónimo nº1, deixei de fora o Xavi porque queria manter algum equilibrio na "convocatoria". Não o fiz por ter uma opinião negativa em relação a ele ou à prestação dele. Gostei do Mertsacker e não achei que ele tivesse mal.

- Miguel, gostei dos teus 23 e concordo que nos 23 da uefa só faltou tirarem o 3º gr para meterem mais um médio. Concordo contigo no caso do Lahm e menos em relação ao Ballack, mas apreciei ler a argumentação. Discordo da frase do Arshavin, mas é verdade que o tipo jogou muito bem, menos contra a Espanha (e aí era preciso...).

- Sr. Anónimo nº2, o Pedro tem muita razão quando te responde que isto é um blogue de opinião, cada um deixa a sua, é normal a divergência e eu nunca vi as ninguém atirar-se a alguém aqui só porque discordavam do que por cá era escrito (e olha que de tempos a tempos também surge com cada "teoria"...). Dito isto, não acho que as pessoas tivessem agarradas aos nomes. É uma questão de gostos e de uma análise subjectiva daquilo que vemos na TV.

- Pedro, obrigado pela tua opinião (discordante, em alguns nomes, da minha e da do Miguel). Valeu (muito) pela argumentação e pelo confronto de nomes de jogadores que estiveram melhor ou pior, conforme quem comentava. Acho que tens toda a razão neste teu último comment. Um abraço.

Obrigado pelos comments. Fiquem bem.

Persona Naturale disse...

Pessoal é só para avisar k já pus o vosso blog nos meus links, afinal sou uma amante do desporto, nomeadamente do futebol...
Beléééém lol

Bjinhos

Anónimo disse...

Obrigado Persona Naturale