segunda-feira, 7 de abril de 2008

CR7: A verdade da mentira


“Ladies and gentlemen, I have the privilege to announce, here in this gala in Zurich, that the best player of the world 2007 is Kaka”.
O óbvio para a grande maioria, um infortúnio para uma minoria. As malogradas palavras de Joseph Blatter ecoaram nos ouvidos do “puto maravilha”, e este emocionou-se. Os mortais riem, choram, sofrem desilusões, iludem-se e quando o mundo lhes cai em cima, a sua alma como que se evade, e meditam num longo e inócuo caminho à espera de melhor ventura. Os críticos estavam lá, estão sempre, e não perdem uma oportunidade para a “boquinha”. Frases do género: "Confunde exibição, com competição”, ”É um puto mimado que tem de crescer ”, etc... Aos 23 anos já passou por muito… Regressou do Mundial da Alemanha e em Inglaterra era visto como um vilão! Assobios atrás de assobios funcionavam como um aditivo no seu processo de crescimento e maturação!
Hoje, aqueles que o enaltecem, são os mesmos que o assobiaram. Ronaldo agradece-lhes. No fundo, o papel de vilão funcionava como capa. Por baixo era o Super-Herói, que com a sua fantasia, magia e modo único de tratar a bola, com os seus imprevisíveis dribles preconiza um afecto para os olhos, num mundo do futebol, onde os “ operários” e os médios “Flinstones” se multiplicam. Num outro extremo temos os imortais, aqueles que se perpetuam no tempo, ilustres aos nossos olhos, que jamais desistem do lugar que lhes pertence…são os predestinados, Cristiano Ronaldo é o paradigma disso mesmo.
Lacrimejou, levantou a cabeça e foi atrás da glória… Melhor resposta? 27 Golos na Premiership, para muitos a melhor liga do mundo, 7 golos na “Champions”, prova rainha do futebol do Velho Continente, 3 na Taça, completando 37 tentos numa época a todos os níveis assombrosa, e promete não ficar por aqui, com fortes possibilidades de se sagrar campeão inglês e europeu pelo Manchester United. Já ganhou imensos galardões individuais, como melhor jovem jogador em Inglaterra, melhor jogador da premiership, segundo melhor jovem jogador do Mundial da Alemanha, entre outros. Tudo distinções de pequena escala, se tivermos em conta que já este ano, o prémio mais apetecível para qualquer futebolista não lhe fugirá, e tanto a Bola de Ouro, como a Bota de Ouro serão mais um tributo a este artista, que nos recheia o imaginário.
Naturalmente daqui a uns anos, contemplaremos o seu nome ladeado de outras lenda como Pelé, Maradona, Cruyff, Weah, Di Stéfano, Platini, R.Milla, Baggio, Zidane, entre outros. O Europeu será sem dúvida outro palco predilecto que o fantasista luso vai aproveitar para mostrar que o mundo se enganou a seu respeito. Errar é humano? Sim! Mas ninguém se equivoca duas vezes seguidas na mesma matéria e em Dezembro próximo veremos o Mago coroado Rei! Já o é, falta o aval oficial do organismo que tutela o futebol mundial, a FIFA.

33 comentários:

Anónimo disse...

sem duvida o melhor jogador do mundo!esta epoca kaka nem ve-lo!força cristiano

João Tudela disse...

"ninguem se equivoca duas vezes" dizes tu...pois eu pergunto-te qual foi o equivoco da primeira vez?

Em 2007, Kaka' foi melhor que Cristiano (já Messi... não creio). O Milan apostou forte na Champions já que na Série A começou com pontos negativos. Foi uma opção assumida e conseguida por Ancelotti, que teve em Kaka' o seu grande estandarte. Golos decisivos atrás de golos decisivos. E se alguma dúvida havia sobre quem era o melhor, as meias-finais da Champions terminaram com elas. Gattuso anulou Cristiano enquanto que Kaka' desfez o United.

Cristiano é, infelizmente, um puto. Só funciona à base do "picanço". Quanto mais o "picam", mais ele faz. Talvez tenhamos que agradecer aos ressabiados ingleses por terem feito com que o Cristiano se tornasse no Monstro que é hoje. Em Portugal, infelizmente, é visto como um Deus e talvez por isso se sinta no direito de inventar sempre que joga com a camisola das quinas. É dos jogadores que mais me enerva na selecção de tão péssimas que são as suas exibições.

Mas Portugal é um país de cegos. Ele pode não fazer nada 89 minutos, ao 90º faz uma finta, um golo (pudera, tantas vezes a tentar...) e no dia seguinte é visto como salvador da pátria, melhor em campo, melhor do mundo, etc.

Só espero que no Euro, o Cristiano seja Ronaldo, e faça algo de parecido com o que faz em Manchester. Lembrem-se que há um EURO para jogar e a FIFA olha muito para estas competições. Se por exemplo a Espanha se lembrar de ganhar o EURO com um Raúl matador ou um Fabregas mágico, Cristiano corre o risco de ficar a ver navios.. Ainda assim, acho que é o português quem vai ser eleito e só espero que depois disso não se encoste à sombra do sucesso e continue a melhorar! Abraço

Anónimo disse...

Ronaldo é sem dúvida um jogador fantástico que está a atravessar um momento de forma incrível.
Apesar de ser neste momento o candidato que melhor se afigura para arrecadar o prémio de melhor do mundo creio que é ainda precoce afirmá-lo.Falta muito para jogar nesta temporada e outros jogadores ainda terão certamente alguma coisa a dizer.Ainda assim creio que apenas um jogador poderá ombrear com Ronaldo nesse capítulo este ano: Lionel Messi.É um jogador que esteve também sempre em alto nível esta temporada e apenas os azares que teve lhe têm tirado algum protagonismo.Creio que a hipotética meia final United - Barcelona será um ponto decisivo nesse embate.Ainda assim Ronaldo parte em vantagem nem que seja pelo facto de messi não competir há quase 1 mês.
Existem ainda 2 jogadores que estão a fazer grandes épocas mas que nem sempre se lhes dá a devida valia devido à superforma de ronaldo: Fabgregas e Torres.
A estes 2 falta-lhes ainda "estaleca" internacional para poderem ambicionar o ceptro mas uma final europeia e porque não o europeu poderia colocálos num 3º lugar.

Quanto ao Ronaldo mais propriamente, e reconhecendo todas as suas enormes qualidades, devo dizer que não é dos meus jogadores favoritos. Ele é sem dúvida alguma uma máquina: fisicamente imparável,jogo aéreo forte, chuta com os 2 pés etc. Contudo creio que lhe falta algo para ser um génio.E esse algo não é nada que se possa trabalhar ou ganhar. É algo que ele simplesmente não tem, aquele toque de classe dos génios!Não que precise disso para ser melhor jogador mas precisa disso para o colocar no lugar dos deuses onde estão cruyff ou Maradona.É uma máquina, é alguém que trabalha e muito para atingir a perfeição mas há coisas que não se trabalham, ou se tem ou não se tem.Quando me dizem que este Ronaldo merece ganhar o prémio de melhor do mundo eu aponto sempre um caso: Henry. O que Ronaldo fez nestas quase 2 épocas fez o Henry durente 9 e nunca ninguém se lembrou de dizer "espera aí, este gajo é o melhor do mundo!".Talvez fosse, mas como não era um génio, ficou sempre esquecido. Ronaldo só não ficará esquecido porque hoje a premierleague tem uma visibilidade muito maior do que tinha há una anos atrás porque senão acredito que também tivesse, infelizmente, o mesmo triste fim.

Creio que ainda é precoce dizer que será lembrado, dado que apenas fez 2 épocas de grande nível, mas a continuar assim como se prevê poderá entrar para
uma galeria limitada mas não atingirá o patamar dos deuses.

Em ralação ao comentário do tudela 100% de acordo no assunto kaká (que é algo que nem se põe em questão).
Quanto ás exibições do Ronaldo na selecção são de facto vergonhosas. Quando o vi ostentar a braçadeira então fiquei incrédulo.
Vergonhoso.

Abraço

Anónimo disse...

Quando questionamos as exibições de Roanldo na selecção e no manchester,não nos podemos esquecer d uma questao fundamental:no man utd ele joga na frente com o rooney e com o tevez,3 jogadores muito moveis e que estao sempre a mudar de posiçao.Na selecção nao.Está encostado a uma das aulas e corre para frente pa fintar e/ou cruzar ou vai po meio para rematar.Os mecanismos não são os mesmo,logo o rendimento nao é o mesmo.E ele vai chegar ao euro em grande forma e calar uma vez mais toda a gente.

Anónimo disse...

"O que Ronaldo fez nestas quase 2 épocas fez o Henry durente 9 e nunca ninguém se lembrou de dizer "espera aí, este gajo é o melhor do mundo!".Talvez fosse, mas como não era um génio, ficou sempre esquecido"Discordo completamente!!Em 2003,Henry ficou em 2º,só superado por Zidane e em 2004 voltou a repetir a dose,mas quem ganhou foi Ronaldinho.A votação nesses anos reflectiu o enorme jogador que era henry,daí o fantastico 2º lugar,mas à frente dele,estavam os inevitaveis ZIDANE E GAUCHO.Com o Ronaldo não há "inevitáveis" à sua frente e com toda a naturalidade irá ganhar.

Anónimo disse...

Cristiano não é um génio?Um génio faz o que os não fazem!A maneira de fintar,rematar,tudo,é diferente de qualquer outro jogador,e como se não bastasse "inventou" o chamado"livre impossível!Claro que não é o unico génio à face da Terra,mas neste momento destaca-se dos demais

Anónimo disse...

O Ronaldo é um grande jogador mas não o melhor.N sei quem vai ganhar,mas kaka n é d certeza pois este ano é uma sombra de si msm.O messi dpois d vir d lesao pode fazer qualquer coisa e das duas uma:ou ronaldo faz um grand europeu ou sera muito complicado

ps:gosto mto deste blog,continuem assim!

Anónimo disse...

Ó eskilo, como é que tu podes discordar completamente e depois confirmares que de facto o henry nunca foi nomeado melhor jogador do mundo??? ainda me hás de explicar que discordância é essa!

Quanto à tua definição de génio sabes bem que é pura imbirração da tua parte. Até porque se te falarem no Quaresma, que já é o teu menino querido, sabes perfeitamente reconhecer que tem muito mais de "genial" do que o Ronaldo. Quanto à história do livre nem comento lol.

Abraço

João Tudela disse...

A Cristiano Ronaldo falta lhe aquilo que por exemplo o Zidane tinha de sobra...naturalidade! As coisas ao Zidane saiam sem esforço, com o CR tudo é premeditado, pelo menos parece..

Anónimo disse...

O tudela tocou num ponto chave que eu queria evitar para não me alargar muito. Mas passa exactamente por aí: naturalidade e simplicidade. Os génios fazem as coisas difícies parecer fáceis, fazem obras obras de arte como se estivessem a comer o pequeno almoço e fizessem aquilo de olhos fechados. O ronaldo é isso mesmo que diz o Tudela, muito esforço, muito trabalho mas não tem a subtileza e simplicidade com que os génios tratam a bola.

O Ronaldo é um máquina mas os génios não são as máquinas, são os pintores e os poetas!

abraço

Anónimo disse...

Esta é uma questao que muitos portugueses colocam: Sera Cristiano Ronaldo o melhor do Mundo? Na minha opiniao é o melhor actualmente. Mas nao basta jogar no clube que representa é preciso tambem jogar ao mais alto nivel na selecçao, algo que Cristino nao o faz ha ja algum tempo. Um bom Europeu da sua parte e sera concerteza o melhor, como ja disseram aqui.
Mas convenhamos tambem que Ronaldo nao tem concorrencia, ja que Messi tem tido azar e Kaka e o seu Milan estao muito abaixo em relaçao ao ano passado. O 1º sim é o mais talentoso jogador de futebol da actualidade. Torna simples o que parece complicado. Um genio. Simplesmente genial. Basta ver que, aos 19 anos ja é considerado por muitos o novo Maradona.
Outro aspecto que nao se pode esquecer, sem obviamente tirar o grande merito do Cristinao, é que o Manchester joga todo para ele.
Acerca do premio atribuido ao Kaka nao é preciso dizer mais. Ele foi sem duvida nenhuma o melhor do Mundo do ano passado, mas as lesoes e a apatia do resto da equipa prejudicou-o este ano. Abraço

Anónimo disse...

Quero tambem deixar aqui que o pedro silva e o tudela partilham da mesma opinao que eu em relaçao a tudo o que ja falaram. Crisitano uma maquina a quem falta a simplicidade.

Ps: Quando digo que Ronaldo ja nao joga ao mais alto nivel na selecçao nao ponho todas as culpas nele, visto que os modelos de jogo, jogadores e treinadores nao sao os mesmos em Portugal e no Manchester. Ainda assim a verdade é que tem sido, de longe o melhor...mas nao chega. O Ronaldo na selecçao caracteriza-se apenas por bons "fugachos".

Tomás Silveira Machado disse...

Um atleta que faz cerca de 40 golos numa época, que leva uma equipa como o Man Utd "quase" às costas uma época inteira, faz as exibições e espectáculos que todos vemos e reconhecemos, que está na corrida para vencer o campenato e a liga dos campeões acho que no mínimo merece o respeito e reconhecimento!

Não sei se vai ganhar a bota d'ouro da FIFA no próximo ano, a votar em alguém seria nele de certeza, porque de facto este ano, ele é o melhor, e é de uma injustiça brutal tentar arranjar alguém que faça o que ele faz com os resultados práticos que ele tem obtido - 37 golos 1º lugar na Prm L. e 1/2 da "champions". Não há comparações!!

Outra discussão é a de saber se ele é de facto um génio, um jogador mimado, o melhor de sempre, um bluff, uma incerteza etc... É um génio à sua maneira, o Zidane tb n jogava da mesma forma que Maradona, muito menos tinha o mesmo "jeito" de tocar a bola, todos os grandes jogadores têm algo que os distinguem, há qq coisa que faz com que esses dêm o salto para um outro patamar, e embora n seja um fã incondicional do Cristiano reconheço-lhe capacidades e atributos que fazem dele um desses tais jogadores especiais e espero sinceramente que ele dê continuidade à sua carreira.

Concordo com o Tudela tanto em relação à atribuição do prémio ao Kaka' no ano anterior, como às más prestações que Ronaldo tem na selecção, que na minha opinião não têm nada que ver com o facto de ele ter lá o Rooney e o Carlos Tévez a jogar ou não, mas antes com a capacidade ou não, do treinador exigir e extrair ao jogador aquilo que ele tem capacidade para dar...

(atenção NÃO esquecer Edcarlos na corrida pá Bota D'ouro, é nestes que ninguém fala e que realmente tão lá para todos os domingos nos darem algo...)

Abraço a todos

João Tudela disse...

Atenção, eu com os meus comentários não estou a desprezar o que o Cristiano Ronaldo tem feito. Realmente o homem este ano está imparável. Mas lá está, o homem trabalha todos os dias mais que os outros para aperfeiçoar este ou aquele gesto. La está, o talento está la, e ele está a rentabiliza-lo...mas falta ali qualquer coisa já que 50% das vezes que Ronaldo toca na bola é para fazer um adorno desnecessário.

O génio de um jogador ve-se também nos momentos em que recebe a bola a 50 metros, mata no peito, e vira o flanco de uma forma perfeita. Não é preciso só dar uma quebra e por a bola no lateral como ele fazia, ou como faz agora, só ver baliza à frente.

Em relaçao ao Edcarlos, não se esqueçam do Yannik Djaló, que muitos até já o querem na selecção...Meu Deus.

Anónimo disse...

máquina?é tão humano como zidane ou qualquer outro jogador?Que culpa tem em querer aperfeiçoar tudo em si,desde a condição física às fintas e tudo o mais?É irrelevante se um jogador é mais natural ou não que o outro desde que cumpra,e nesse aspecto cristiano fa-lo melhor que ninguem.Os adornos que muitos dizem desnecessários fazem parte da sua maneira de jogar,de estar em campo e só embeleza o espectaculo.Pato equipara uma relvado a uma tela e verás que cristiano é um pintor único!Mas este ano de uma vez por todas vai calar tudo e todos.E no EURO vai dar uma bofetada de luva branca a muito boa gente

abraço

Anónimo disse...

esse gajo é bom,mas enquanto nao fizer na selecçao o q faz no manchester n ganhara nd...

ps:grand blog

Anónimo disse...

"É irrelevante se um jogador é mais natural ou não que o outro desde que cumpra"

Sem dúvida, mas isso é que distingue os génios dos outros!

Esquilo deixa de ser casmurro. Mas eu falo em jogadores que tu gostas para veres a comparação: quantas obras de arte, golos mágico repletos de classe tem o quaresma? Incontáveis. Quantas tem o Ronaldo? Pois. É essa a diferença. O ronaldo é muito melhor jogador que o quaresma sem dúvida mas o quaresma é muito melhor artista!

Tomás ninguém está a desvalorizar o Ronaldo mas creio que esse argumento de levar a equipa às costas e ter 1000 golos para não serve. Primeiro "levar a equipa às costas" parece-me uma expressão feia. Ele tem isso sim a equipa toda a jogar para ele por isso é normal que seja sempre ele a resolver. Por essa lógica tembém o Jardel mereceria o prémio de melhor do mundo mais que uma vez.
Depois por essa lógica também o Cannavaro nunca poderia ter vencido o prémio!

abraço

João Tudela disse...

Eu queria reiterar aquilo que disse quando referi que o Cristiano por cá era demasiado idolatrado:

Viram o jogo do Manchester hoje? O nome mais referido pelos comentadores foi o de Ronaldo e ele nem jogou! Ridiculo..

Bernardo Rosmaninho disse...

Não sei se o Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo. Na definição desse título entram vários elementos (sucesso no clube, importância do jogador para o conjunto, rendimento deste, prestação ao serviço da selecção, entre outros...) que eu acho que só este ano estão reunidos para que o jovem possa ser premiado, quer seja pela FIFA ou pela France Football.

Acho que o Eskilo fez um texto até bastante calmo, sendo certo que concordo com ele na quase totalidade dos pontos que ele expõe.

É verdade que a crítica no caso dele era (e as vezes ainda é) fácil, é verdade que reagiu bem de cada vez que lhe surgiu uma contrariedade pela frente, sempre mais determinado, sempre com melhores exibições, e embora não o eleve aos píncaros aqui como o nosso mui estimado autor levou, não posso deixar de reiterar o facto de este tipo ser um jogador fantástico, com direito (agora ou daqui a uns anos) a pertencer aquele grupo de jogadores que consideramos como geniais, que vemos como "monstros" na história do jogo.

Aqui as opiniões divergem um pouco, por se poder estar a fazer uma consagração prematura. Creio que o elemento fundamental de que carece a carreira de Cristiano Ronaldo e que ainda lhe falta para poder ser consagrado na forma acima mencionada são os títulos, as vitórias, em especial e principalmente, na sua selecção.

Eu não questiono a forma como ele joga (se vira como o Puskas, se marca livre como o Beckham ou se trata a bola como o Rivaldo), acho que isso é algo diferente EM TODOS os grandes jogadores e, por isso, de comparação/discussão impossível ou, se preferirem, pouco produtiva.

Quando ele conseguir (esperemos que agora no Euro2008) levar Portugal a um título, por exemplo, ou, com o passar do tempo, caso ganhe com o clube, provas de igual importância creio que, polémicas aparte, terá reunido aquilo que une todos os grandes (imemoriais) jogadores que praticaram futebol:

A capacidade para, em determinada altura, e tendo em conta a realidade que os rodeia (clube/selecção), fazer algo fantástico (e não me refiro a um momento mas sim a algo mais perene) que inspira ou leva essa equipa á vitória e ao sucesso.

Bom resto de semana e um abraço a todos.

Anónimo disse...

Não tou a ser casmurro,apenas constato o óbvio!E ninguem esta a falar do quaresma...lá porque tem mais "obras de arte" não fad dele melhor jogador que o Ronaldo,embora tenha mais técnica.E andas esquecido pato,porque o ronaldo ja nos primou com grandes obras de arte,basta ires ao youtube para ver.

abraço

Anónimo disse...

Não tou a ser casmurro,apenas constato o óbvio!E ninguem esta a falar do quaresma...lá porque tem mais "obras de arte" não fad dele melhor jogador que o Ronaldo,embora tenha mais técnica.E andas esquecido pato,porque o ronaldo ja nos primou com grandes obras de arte,basta ires ao youtube para ver.

abraço

Anónimo disse...

Não tou a ser casmurro,apenas constato o óbvio!E ninguem esta a falar do quaresma...lá porque tem mais "obras de arte" não fad dele melhor jogador que o Ronaldo,embora tenha mais técnica.E andas esquecido pato,porque o ronaldo ja nos primou com grandes obras de arte,basta ires ao youtube para ver.

abraço

Anónimo disse...

se o messi tivesse em forma e levasse o barça às costas o ronaldo nunca ganharia!messi é muito mais simples a fazer as coisas e tem mais classe...

Anónimo disse...

o grande ronaldo é bom em Inglaterra,na selecção tem a mania que é vedeta e so faz merda!so merece ganhar o premio s fizer um grand europeu...este Portugal bem precisa dele ao nivel que esta em inglaterra.

Anónimo disse...

"lá porque tem mais "obras de arte" não faz dele melhor jogador que o Ronaldo"

Mais uma vez demonstras-te lacunas na leitura eskilo. Eu disse (e já mais que uma vez) que isso não faz dele melhor jogador mas é o que distingue os génios dos outros. Até especifiquei que o quaresma é muito pior jogador que o Ronaldo mas muito melhor artista. Quanto às obras de arte não há discussão. Nem o Youtube te salva (não digo que não tenha nenhuma mas proponho que coles aí uns links para o pessoal)

abraço

Anónimo disse...

pedro que culpa temos que não gostes do Ronaldo!Ja todos sabemos que odeias tudo nele e não sei que,mas olha tas fodido porque ele vai mesmo ser o melhor do mundo.ahahahahahah
eskilo

Anónimo disse...

Foi muito reles esse comentário esquilo ahahahah. Não só pelo seu conteúdo inócuo como pela não veracidade do mesmo.

Abraço

Anónimo disse...

foste o visado,é normal que achasses o comentário reles,mas tranquilo,sabes muito bem que tenho razão mas é cabeça dura!lol

Anónimo disse...

Kaka foi justamente o melhor do mundo,ja messi em 2º é injusto,mas aceita-se pois marcou varios golos de belo efeito,como por exemplo aquele para a taça,muito parecido com o de Maradona.Ronaldo usou o odio dos adeptos apos o mundial para ganhar forças extras e crescer mentalmente,e sem duvida que este ano é o preincipal candidato.

Anónimo disse...

cr7 falhou penalti em camp nou...

Anónimo disse...

cr7 falhou penalti em camp nou...

Anónimo disse...

Falhou porque se acagaçou todo com o bruahh do Camp Nou...todo em peso a fazer pressão mental no Ronaldo e bola pa bancada.

Falhou porque marca 95% das vezes rasteiro pro lado direito do keeper, desta vez tentou colocar do outro lado no canto superior e falhou...meteu nitidamente mal o pé à bola.

Devia treinar mais os penaltys, a eliminatória já podia estar praticamente arrumada...

Este ano é sem dúvida o ano dele...bota de ouro, e bola de ouro, mais o prémio da FIFA...não tenho grandes dúvidas quanto a isso. Só que fazer outra época ao nível desta, duvido muito mesmo...não há anos iguais, muito menos não há Europeus para brilhar...e até penso que o Ronaldo não vai fazer nada de especial na selecção...não acho que devemos ter grandes esperanças...um jogador sozinho não ganha jogos.

O Ronaldo sobra-lhe de persistência, talento e força de vontade, a mesma quantidade de falta de inteligência, acho mesmo que não é muito inteligente a jogar e como tal, jogador que não sabe evoluir a nível de inteligência não vai mais além do que o seu espírito de sacrifício e trabalho o levar...que no caso dele é a sua sorte.

PS: O futebol português já teve uns 3 ou 4 jogadores geniais...nos últimos 30 anos...bem mais geniais que o Ronaldo...porém menos completos, tendo tido muita visibilidade em competições internacionais e nunca ganharam prémios individuais....as distinções são sempre algo subjectivo. Mais importante no futebol é a equipa e o seu espírito vencedor...fala-se demais em vedetas e nas namoradinhas da treta...e nas fintinhas...o Manchester e a selecção ainda não ganharam nada...vamos esperar lá mais para Maio e depois em Junho e depois podemos falar realmente de jogadores e equipas vencedoras:)

Anónimo disse...

para já ganhou a bota de ouro!fantástico e pode muito bem ser campeao da europa pelo united